Vamos bater um papo com os anfitriões do crew Respect, formado por: Edu, Zaghini, Fubica, Camilla Barros e Murilo Ganesh, e entender como surgiu a idéia de criar este movimento alternativo psicodélico chamado Respect, falar sobre os desafios e conquistas, além de saber de alguns detalhes imperdíveis que eles estão preparando para o grande dia da celebração de comemoração dos 10 anos da Respect Festival.

respect_vetor

1- Como surgiu a ideia de criar a Respect?
A ideia surgiu em maio de 2006 com o propósito de resgatar o verdadeiro espírito trance P.L.U.R. (Peace, Love Unity Respect), como um espírito de vida, onde todos possam se respeitar, cuidando da mãe natureza e propagando arte e amor.
Idealizada e projetada com base em festivais como: Boom Festival, Trancendence e Universo Paralello, a Respect representa uma experiência ritualística moderna, promovendo um forte senso comum onde P.L.U.R. é considerado uma ideologia.

16528799091_2953f1cc82_z

2- No inicio vocês tinham a noção do que viria a se tornar essa festa?
Sempre acreditamos em nossos sonhos de criar um festival que transmitisse um algo a mais para os participantes e artistas presentes, além de contribuir para uma cena melhor e mais valorizada. A cada edição realizada nós sentíamos que estamos no caminho certo e hoje, 10 anos depois, continuamos com a mesma essência educando e guiando novas gerações para que esse conceito de festival continue crescendo de forma sólida e sustentável.

15975325063_6539b7d8ce_o

3- Conte-nos como é organizar uma festa que tem grande credibilidade no cenário brasileiro e que atrai até hoje pessoas fiéis que não estão frequentando as festas, mas que não deixam de ir na Respect?
A organização da Respect é um trabalho de muito amor envolvido em um coletivo de amigos e artistas. Cada produção demanda de 6 a 8 meses de trabalho planejado, pensamos em todos os setores da festa nos mínimos detalhes afim de otimizar custos e investir em novas infra-estruturas. A partir de um tema criamos um mundo lúdico onde conseguimos conectar com nossos seguidores o espírito de cada edição.

Ir em uma Respect é algo que marca a vida das pessoas, os detalhes da produção, o despertar dos 5 sentidos, a valorização do espaço preservando e o cuidado com a natureza proporcionam momentos de festa e de pura transcendência espiritual.

4- Quais foram as maiores conquistas e dificuldades que fortaleceram ainda mais o movimento musical alternativo Respect?
As maiores dificuldades sempre foram financeiras e culturais por se tratar de um movimento novo de contra cultura. Houve muita especulação e difamação pela mídia sensacionalista que gerou uma forte opressão pela sociedade que tenta banir esse tipo de evento em âmbito nacional.

Nossa maior vitória é continuar vivos há 10 anos sendo um dos únicos núcleos de produtores de 2006 ainda na ativa mostrando e dando exemplo de evento legalizado para novos núcleos se formarem e surpreendendo a cada edição nosso fiel publico, que é o principal responsável por nos erguer em momentos difíceis, nos incentivar a continuar na luta, reconhece nossos esforços e que compartilha suas emoções e nos parabenizam a cada celebração.

22320334122_2bdff8c60c_z

5- Quais são os conceitos principais que a Respect desenvolve na questão da decoração, sustentabilidade, propagação da cultura musical e entretenimento?
Valorizamos os conceitos ligados a ecologia, arte visionaria e tecnologia.
Somos participantes ativamente da cena alternativa viajando para diversos festivais e acompanhamos artistas musicais de vários estilos, os seus lançamentos e tour, novos decoradores e técnicas de bio – construções, performances e as mais diversas manifestações artísticas para compor na Respect o que tem de melhor em arte alternativa psicodélica.

22333580635_222b1db197_z

6- O que o público pode esperar desta edição especial de 10 anos?
Para esta edição de 10 anos o publico pode esperar uma celebração muito especial, criaremos um novo layout dos espaços na Ilha para melhorar o festival. Estamos convidando o artista visionário de maior expressão em tendas da Alemanha: Thorsten Buju Decoration, que promete deixar nosso main floor altamente psychedelic. Teremos o túnel do tempo que irá contar um pouco das 18 edições realizadas, galeria de arte, cine surf e espaço gaia que promete surpreender com sua forma e layout além de instalações espalhados pelo festival e praia onde estamos preparando algumas surpresas.

A programação cultural do evento também vai estar bem completa com atividade de hora em hora reunimos os principais artistas nacionais que iniciaram suas carreiras em nosso festival para celebrar e contar um pouco do que foi essa evolução dos 10 anos da Respect com uma apresentação inédita especial na noite de sábado. Não percam !

12834642_1027033374029638_1474069109_n