Harmonizados com a natureza, a Respect, inovadora na gestão e compensação ambiental, propõe uma série ações durante o Festival, sustentabilizando seus processos, suas vivências e toda nossa estadia na Ilha Comprida. Mistura de desenvolvimento, sustentabilidade, tecnologia, meio ambiente, economia, ecologia, natureza, diversão e arte em um só festival.

Destaca-se que não haverá durante o festival o corte de nenhum indivíduo arbóreo, sendo toda a infraestrutura montada em locais livres de vegetação ou aproveitada de construções já existentes.

Selos greenhub de sustentabilidade são certificados de qualidade seguindo a ISO 20.121 de gestão da sustentabilidade de eventos, composto de normas e legislações ambientais nacionais e internacionais.

Certifica a gestão de resíduos da operação do evento/empresa, através da capacitação e inclusão de cooperativas de reciclagem locais, responsáveis pela coleta seletiva; e garantindo que todos os resíduos gerados estão sendo destinados para locais ambientalmente adequados.

gestao

Certifica a iniciativa do evento/empresa com a criação de ações de conscientização e educação ambiental para o público do evento, visando disseminar o conceito da sustentabilidade.

socio

Certifica o evento/empresa sobre a adoção de ações e iniciativas com a rede de fornecedores e parceiros, promovendo atividades culturais, educacionais e de lazer para a valorização pessoal e profissional destes colaboradores.

cultural

A logística de sustentabilidade segue padrões internacionais.

A aplicação de técnicas de gerenciamento de resíduos é de suma importância para lidar com os impactos oriundos da geração de resíduos e rejeitos.

Para o gerenciamento dos resíduos, foram considerados todos os tipos de resíduos sólidos gerados no evento, dentre eles os:

  • Resíduos secos (papel, plástico, papelão, vidro, PET, alumínio);
  • Óleo de cozinha usado (encaminhado à reciclagem);
  • Lixo eletrônico (encaminhados à reciclagem);
  • Pilhas e baterias (descartadas corretamente em postos de recolhimento);
  • Resíduos orgânicos (compostados na área de camping do evento);

Dentre outros, que foram avaliados conforme a infraestrutura do evento.

Impactos Positivos

  • Valorização temporária dos imóveis do entorno do empreendimento;
  • Expectativa positiva da população com a realização do evento;
  • Nenhuma interferência nas áreas protegidas por lei;
  • Geração de renda na AID e AII através da contratação de mão de
    obra (empregos diretos e indiretos);
  • Criação de programas de capacitação aos trabalhadores locais
    envolvidos na produção do evento;
  • Arrecadação de impostos para o município;
  • Desenvolvimento de atividades culturais e artesanais.

Ações

Manejo, Separação e reciclagem de Todo o lixo gerado pelo Evento.
Instrumento disponibilizado junto a Cozinha Ecomunitária, com as devidas instruções. Este lixo será destinado a compostagem, visando à produção de adubo orgânico e a difusão da compostagem orgânica caseira, seja ela doméstica ou não.
As estruturas construídas no festival foram edificadas utilizando-se materiais alternativos e de mínimo impacto ao meio ambiente através da Bioconstrução e da Permacultura.
Buscamos o reaproveitamento dos materiais de decoração e figurinos.
As duchas para banhos contam com sistema de filtragem da água residual. Mas sugerimos a todos, que utilizem produtos biodegradáveis de forma a minimizar possíveis impactos ao meio ambiente.
Uma série de ações voltadas à Conscientização Ambiental serão promovidas antes, durante e depois do evento. Oficinas de Conscientização Ecológica, Cinzeiro de Bolso, Distribuição de Sementes, Plantio e reciclagem. Limpezas coletivas da Praia.
A acomodação do público em Campings evidencia o baixo impacto ambiental do evento se comparado a outros tipos de estrutura, mais caras e poluentes.
Download PDF

RELATÓRIO EVENTO LIMPO (107/2012)

Consultoria, gerência técnica e administrativa da Gestão Ambiental do Evento *Respect Lost Festival 2012*
Download PDF