A PSICODELIA

Psicodelia é o termo usado para a experiência de manifestação da alma, e também da mente. O termo psicodélico surgiu no século passado impulsionado por experiências com enteógenos psicotrópicos, inicialmente a mescalina, e depois LSD (sigla em alemão para dietilamina do ácido lisérgico) entre outras. Na ciência foi o médico psiquiatra Humphry F. Osmond, quem primeiro apresentou o termo psicodélico a comunidade científica e médica, com seus estudos sobre os efeitos da mescalina ainda na década de 1950. Osmond foi amigo de Aldous Huxley famoso escritor de inúmeras obras literárias. Foi Osmond quem primeiro administrou mescalina em Huxley. Após sua primeira experiência com mescalina, Huxley escreveu “Portas da percepção” (Doors of perception 1953) e mais tarde “céu e inferno” (Haven and hell, 1956) pelas suas experiências com LSD e outros enteógenos .

Mas devemos considerar que o movimento psicodélico, em relação ao uso de substâncias surge um pouco antes do boom em da década de 50. Um dos marcos mais importantes, se não o fato mais marcante, foi a descoberta do LSD, por Albert Hofmann. Foi Hofmann quem primeiro sintetizou e descreveu o LSD em novembro de 1938 nos laboratórios da farmacêutica SANDOZ. O próprio Hofmann só veio a tomar a primeira dose, acidentalmente, quatro anos mais tarde, no inicio de 1943. Sua experiência foi retratada no livro ‘LSD, my problem child’, em português ‘LSD, minha criança problemática’, 1980.

alex-grey-albert-hofmannLsd3Dhofmann 1

Desde a idade média experiências de envenenamento com substancias contidas no fungo do centeio, ergo, descritas como “fogo de Santo Antônio” e induziam a estados visionários entre outros efeitos colaterais. O objetivo inicial de Hofmann era isolar estas substâncias do ergo pra posterior estudo. Importante salientar que o LSD foi usado secretamente pelo governo em experimentos nos mais diversos graus de hierarquia governamental nos USA, desde agentes da CIA ate soldados durante a guerra, tudo encoberto pelo estado.

Hofmann também foi o primeiro a isolar a Psilocibina e Psilocina de fungos e do LSA de plantas, na década de 50.(LSD, My Problem Child, 1980) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/13537892

As experiências guiadas e controladas alimentaram o movimento contracultural da geração Beat, no final da década de 1950 e começo dos anos 60. Impulsionados pelo escritor Ken Kesey e seu ônibus psicodélico, o uso recreativo do LSD se tornou uma febre, com viagens guiadas, em ambientes preparados e controlados. Até mesmo grandes personalidades se renderam a estas viagens controladas, como Merilyn Monroe entre outros famosos da época.

Foi a partir da geração Beat que surgiu a cultura Hippie. Inicialmente a psicodelia era relacionada apenas ao ritmo musical do Rock ‘N’ Roll, e tem alguns artistas e bandas representantes como The Doors, Beatles, Janes Joplin, Jimmy Hendrix, etc, mas não se deteve apenas a esse ritmo musical. Foi a geração Beat que por exemplo inspirou Lennon a dar o nome de Beatles a sua banda, como foi o livro Doors of perception inspirou o The Doors entre outras facetas dessa contra-cultura.

ken kesey

Depois da quebra de patente do LSD na decada de 60, muitos outros passaram a advogar a favor do uso recreativo e científico como o famoso professor de psicologia o PHD Timothy Leary. Quando professor em Harvard, Leary estimulou o uso de psicotrópico principalmente o LSD por meio da Psiconautica (ciência que estuda a experiência psicotrópica na perspectiva do usuário), e viagens guiadas em ambientes controlados. Ele avançou bastante neste campo da ciência. Seu objetivo foi ampliar as descrições individuais sobre a experiência controlada, e dos efeitos que se sente durante a onda com cada substância. Neste caso ele usava o LSD, psilocibina, mescalina, DMT e outros e advogava a favor do uso e da pesquisa sobre os efeitos dessas substâncias. Para isso ele ministrava doses nos próprios alunos de pós graduação e estudava suas experiências. Quando o LSD foi proibido em 1967 pelo FDA nos Estados Unidos, ele foi severamente perseguido pela CIA. Leary também é autor de muitos livros sobre psicotrópicos e psicologia.

Mas mesmo sendo uma referência na psicodelia, o ácido é apenas uma das muitas substâncias que ativam o córtex cerebral a produzir experiências visionárias, e experiências de visão da alma. Hofmann por isso chamou o LSD de remédio para a alma. Fatos interessantes sobre a relação entre o LSD e a ciência e tecnologia contemporânea, é que ele está relacionado a pelo menos 2 prêmios Nobel, que relataram o uso em seus discursos de premiação, e a um multimilionário que relacionou o uso às inovações que implantou na sociedade humana. Começando pela área da tecnologia o ácido lisérgico teve um papel na vida do famoso Steve Jobs (Apple) diz ter criado os modelos de computador a partir da experiência. Ele relata que o modelo que temos hoje de computadores surgiu pra ele no meio de uma visão resultante do uso recreativo de ácido.

http://oglobo.globo.com/economia/tecnologia/amigo-conta-experiencia-de-tomar-lsd-com-steve-jobs-15157554

apple-logo

Outra importantíssima figura na ciência que relata o uso de LSD ligado a inovações foi Francis Crick. Ele foi um dos descobridores da estrutura em dupla hélice do DNA e ganhador do premio Nobel em 1962 pela estrutura descoberta em 1952, a partir das conclusões nas anotações de Linus Pauling. Crick diz ter realizado a estrutura a partir de uma experiência enquanto estava sob o efeito do ácido e que na época era muito comum entre os acadêmicos da sua universidade usarem LSD como ferramenta pra estimular o pensamento.

DNA Crick

Outra inovação relacionada ao LSD e ao DNA foi o PCR (sigla em inglês para Polymerase Chain Reaction ou reação em cadeia da polimerase) de Kerry Banks Mullis. http://www.csp.org/chrestomathy/dancing_naked.html Mullis ganhou o Nobel em 1993 e durante seu discurso confessa que foi em durante o estágio visionário que realizou toda a sequência do PCR, uma técnica que amplifica o DNA e revolucionou a medicina e a ciência de hoje.

PCR2bom

É importante também saber que existe um risco no uso recreativo de LSD, ou seja, existe a possibilidade de perigo por induzir psicose e estados alterados de Deja Vú, Flash Back, ou ainda de “bad trip” como terror e pânico, além de depressão e paranoia. Algumas considerações deverão ser levadas durante a viagem de LSD, pois o efeito que a pessoa experiencia depende de alguns fatores internos e externos como da dose, do ambiente, do humor, histórico pessoal e familiar, sensibilidade, e suscetibilidade do indivíduo que está tomando entre outros. Por ser um psicotrópico ele sabidamente induz um estado de loucura parecido ao da esquizofrenia, e um estado de transe hipnótico nas pessoas que o experimentam. Estados de paranoia (transtorno delirante), e estados de terror e pânico são comuns em casos da chamada “bad trip” de ácido. E em alguns casos esses estados alterados, distúrbios ou transtornos podem ser deflagrados e se instalar mesmo após passar o efeito da substância no organismo. Também é importante lembrar que por ser ilegal o LSD é produzido em laboratórios clandestinos, assim a qualidade e pureza do princípio ativo é comprometida por esses fatores de durante a fabricação e transporte até o consumidor. Podemos citar o caso de William Pikard que fabricava quilos dessa substância.

O LSD tomou uma importância na psicodelia, mas o termo foi originalmente descrito para experiência com a Mescalina. Neste panorama temos que considerar que desde tempos antigos os diferentes povos e tribos se utilizam dos elementos da natureza, da alimentação, do Yoga, da respiração, e ainda da meditação com mantras ou rezas, para se conectar a essência divina. Sempre em busca da revelação dessa partícula divina que habita cada átomo do universo material.

Podemos citar vários alimentos psicotrópicos que incitam essa busca pelo divino como por exemplo a Iboga na África, o chá Ayahuasca ou Santo Daime, entre muitos outros que induzem visões (cogumelos, São Pedro, Peyote…) nas Américas. Além desses temos rapés que possuem metil-DMT, ou bufotenina como yopo, epená e paricá que são tradicionalmente usadas por tribos amazônicas, e produzem visões extremamente fortes.

jagube e rainha patrimoniopsicodelico

ibogayanomami-yopopeyote-4

50-yopo-seeds-5

A ALMA

Por meio da conexão divina, descobrimos soluções mirabolantes, de amenizar as mazelas diversas da vida material, resolvendo desde um simples sofrimento emocional até doenças letais e a própria morte. O objetivo é de alcançar em última análise um estado de servidão e relacionamento com o mestre espiritual e com Deus. Essa conexão com a essência é tida como estado de saúde maior, onde cada indivíduo com consciência elevada reconhece seu Eu verdadeiro e sua missão de vida. Essa realização é o que retroalimenta mais e mais a busca pelo retorno a fonte, de volta pra casa, de volta ao Supremo. Reconhecer a partícula divina sua natureza constitucional, sua identidade eterna, e sua função eterna (Nitya Dharma, ou Sanatana Dharma), compõe a essência da vida na forma humana.

Mas é verdade profunda que existe uma cultura milenar que remonta da origem do universo material, e estuda exatamente a problemática da diferença entre o corpo vivo e o corpo morto. Tratando especificamente da natureza do que é vivo, da eternidade viva ou da alma espiritual. Essa cultura é uma alternativa positiva e se chama cultura Védica. Para a cultura Védica o principal alimento da alma para esta era (Kali Yuga) que vivemos é o cantar de mantras. Com o advento do avatar dourado Sri Caitanya Mahaprabhu estabelece que:

“Harer nama harer nama harer namaiva kevalam kalau nasty eva nasty eva nasty eva gatir anyatha”

Sri Caitanya Caritamrta Adi 17.21

Tradução do bengali: Nesta era de ferro, de brigas, dualidade, hipocrisia e má administração pública, chamada Kali Yuga não existe outro meio, não existe outro meio, não existe outro meio de auto-liberação, se não cantar dos Santos Nomes, cantar dos Santos Nomes, cantar dos Santos Nomes do Senhor Hari !

Hare Krsna Hare Krsna,

Krsna Krsna Hare Hare.

Hare Rama Hare Rama,

Rama Rama Hare Hare.

gaura-nitai

Sri Caitanya Mahaprabhu o avatar dourado desta Dhanya Kali Yuga estabelece ainda o Sanatana Dharma da entidade viva

“Jīvera ‘svarūpa’ haya-krsnera ‘nitya-dāsa’ krsnera ‘taṭasthā-śakti’ ‘bhedābheda-prakāśa’ sūryāmśa-kiraṇa, yaiche agni-jvālā-caya svābhāvika krsnera tina-prakāra ‘śakti’ haya”

Sri Caitanya Caritamrta Madhya 20.108-109

Tradução do bengali: Em sua posição constitucional original, a entidade viva é serva eterna de Krsna, pois ela é energia marginal de Krsna, bem como uma manifestação igual ao Senhor (qualitativamente) e, ao mesmo tempo, diferente d’Ele (quantitativamente), tal qual uma partícula molecular ou fagulha do fogo, ou do brilho do sol. Krsna tem três variedades de energia.

Ainda no início da década de 1960 um famoso santo veio da Índia para o ocidente. Ele foi conhecido como Om Visnupad Astotarasata Srila Abhay Charan Bhaktivedanta Svami Gosvami Maharaja ou simplesmente Srila Prabhupada. Chegando em Boston no dia 17 de setembro de 1965 com menos de 5 dolares no bolso, logo foi pra Nova York cumprindo as ordens de seu mestre Srila Bhakti Siddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada de pregar a missão do cantar alto dos Mantras de Sri Caitanya Mahaprabu no ocidente. Realmente sua pregação continua até os dias de hoje.

Prabhupada

Srila BV Svami Maharaja, pregou principalmente para os Hippies, que desavisados ofereciam cigarros, ganja, vinho e bebidas pra ele. Mesmo assim ele pacientemente pregou consciência de Krsna e converteu todos aqueles “Hippies” em “Happys”. Ele veio trazer a missão de Sri Caitanya Mahaprabhu de ensinar a forma correta de se viver a vida em sociedade e de cantar o “Maha Mantra Hare Krsna” o processo do Bhakti Yoga ou Yoga divina.

Srila Prabhupada foi conhecido por transformar “Hippies” em “Happys” como costumava lembrar seu amigo intimo, o grande mestre dessa era, Yuga Acharya Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja. Esse processo do Bhakti é independente dos processos de ações fruitivas de Karma Yoga, ou de conhecimento especulativo de Jnana Yoga. Não envolve tapassia (austeridades) e qualquer tipo de intoxicação com qualquer substancia química ou psicotrópico.

Durante pouco mais de 12 anos de pregação no ocidente, ele obteve imenso sucesso construindo um império da cultura védica original e fidedigna, contando hoje com mais de 108 templos espalhados pelo mundo, convertendo milhares e milhares de discípulos a antiga ciência da Índia conhecida como VEDA. Entre esses discípulos podemos ver importantes figuras publicas marcantes como George Harrison dos Beatles, Alfred Ford bisneto de Henry Ford e herdeiro da multinacional, ou até mesmo o mago dos computadores Steve Jobs que relatou andar mais de 15 km todo domingo apenas pra tomar Prasadam no templo Hare Krsna, entre muitas outras personalidades e artistas.

George-Harrison-and-Srila-Prabhupada-620x350

Os Vedas são uma série de escrituras que se dividem em 4 Rig Veda, Yajur Veda, Sana Veda e Atharva Veda. Alem dessas divisões os vedas são compostos por muitas e muitas escrituras, como os Puranas (18 tipos) e Upanishads (11108 tipos). Na linha de Sri Caitanya Mahaprabhu do Gaudiya Vaisnavismo, da Brahma Madhva Gaudiya Sampradaya, uma das escrituras mais proeminentes é o Maha Bharata. Principalmente um de seus capítulos que fala da batalha de Kuruksetra, a conhecida canção divina ou Bhagavad Gita. Neste livro a Suprema personalidade Sri Krsna com cerca de 90 anos canta os 745 versos distribuídos em 18 capítulos ou 18 tipos do Yoga, instruindo seu melhor amigo, primo e cunhado Arjuna no campo de batalha.

gita-110

A principal escritura dentro de toda cultura védica é o chamado Bhagavat Purana, Amala Purana (Purana Imaculado) ou Srimad Bhagavatam. Ele foi compilado pela encarnação literária de Sri Krsna, Sri Krsna Dvaparayana Vyasa Deva, e é originalmente composto por 18000 versos escritos na língua Sânscrita (língua original). Esses versos estão distribuídos em 12 cantos diferentes, cada canto com inúmeros capítulos. Este livro contém a essência de toda cultura Védica e é considerado a pós-doc dos estudos védicos. Pois conta em detalhes todas os passatempos ou Lilas de diferentes encarnações do Senhor Supremo. Inclusive os passatempos mais nectáreos, elevados e secretíssimos de Sri Krsna e suas gopis na terra de Vrndavana, que estão contidos no décimo canto, e são chamados de dança da Rasa ou Rasa Lila.

rasa lila

Os mestres da cultura védica são enfáticos na prática do Bhakti Yoga e classificam o uso de substâncias como intoxicação, ou desfrute dos sentidos, e proíbem tal uso para prática perfeita do Bhakti Yoga. A intoxicação é considerada uma forma de luxuria que degrada a prática espiritual pois fere o principio da austeridade. E sem austeridade não existe espiritualidade. É evidente que existe a forma correta com que se faz as coisas, na perspectiva que se tem da realidade absoluta, e do nível espiritual de cada um.

gurudeva_breath

Aqui um link de Srila Gurudeva Yuga Acharya Om Visnupad Astotarasata Sri Srimad BV Narayana Gosvami Maharaja cantando canções tradicionais em Sânscrito

Hari Haraye Nama Sankirtana Srila BV Narayana Gosvami Maharaja mp3

Para exemplificar a questão, existe uma história védica que é contada pelos mestres que representa essa busca pela felicidade nesse mundo material:

Uma vez uma princesa foi ao rio tomar banho com suas amigas. E com medo de perder seu colar de pedras preciosas muito valioso que havia ganhado de presente, ela tirou-o e deixou junto as roupas as margens do rio. Enquanto ela e suas amigas banhavam-se nas águas sem que ninguém percebesse um corvo veio, pegou o colar e saiu voando. Quando a princesa saiu da água entrou em desespero, pois aquele colar foi presente de aniversário que seu pai havia lhe dado.

Ao saber do acontecido o Rei disse a filha que lhe daria outro colar, mas a princesa muito apegada e orgulhosa não aceitou e falou que queria aquele colar que havia sumido. O rei então ofereceu metade de seu reino pra quem achasse o tal colar. Então todos do reino logo ficaram sabendo e passaram a procurar em toda parte.

Um jovem menino estava na beira de um açude muito sujo onde os pássaros defecavam, e por isso tinha as águas muito sujas e turvas. Ali na beira daquele açude, ele percebeu o colar perdido ali dentro d’água, e mesmo sendo uma água muito suja e fétida o menino não pensou duas vezes, pulou dentro d’água. Mas ao tentar pegar o colar ele não conseguia, então mesmo exalando um odor terrível e com uma coceira incontrolável por todo corpo o menino tentava de novo e de novo pegar o colar em vão.

Logo a notícia de que acharam o colar chegou ao Rei e muitos se juntaram ao menino inclusive o Rei mergulhou naquelas águas sujas pra pegar o colar e em vão não conseguiram tirar ele d’água. E por se banhar naquelas águas todos ficavam se coçando muito e com um ordor terrível no corpo. Passando por ali um santo chamado Narada Muni percebeu a situação toda e exclamou:

– Haribol, meu Rei! O que vcs estão tentando tirar da água é apenas um reflexo! – Ao dizer aquilo todos discordaram do sábio santo Narada, mas Narada Rsi insistiu.

-O colar não está na água! Todos estão tentando pegar apenas um reflexo. O colar verdadeiro está em cima dessa árvore. – e Narada Rsi apontou para o alto da árvore que ficava a beira daquele açude onde os pássaros costumavam defecar. Assim ele recuperou o colar.

Lord-Narada-Ji

Uma outra história védica representa bem o processo de Bhakti Yoga e a busca pela psicodelia pura.

Um poderoso rei na Índia antiga uma vez para testar a sua erudição questionou seu melhor amigo, conselheiro e ministro sobre a existência da alma, e de Deus. Fazendo duas perguntas bem simples :

– Oh Ministro, você poderia me mostrar Deus? E por favor me diga o que ele estava fazendo?

O brâmane sacerdote que tinha um QI muito elevado, sempre era perspicaz em sua rapidez para responder as questões reais dessa vez se viu desconcertado com o questionamento do rei e sem resposta imediata para as perguntas o sacerdote pediu 3 dias. O rei concordou com o ministro mas advertiu que se em 3 dias ele não respondesse a pergunta ele perderia a cabeça e sua família seria desgraçada como escravos.

O ministro sacerdote foi pra casa e incansavelmente procurou pela resposta nas escrituras sagradas. Enquanto procurava a resposta o ministro a todo momento recebia o convite de seu pequeno filho de 5 anos para brincar com ele. Mas devido a seriedade da situação ele apenas falava pro menino que não podia que precisava resolver uma questão real muito importante.

Passados 2 dias, o sacerdote não comia nem dormia e apenas procurava a resposta nos sastras sagrados. O menino atento a aflição do pai indagou sobre sua preocupação, mas o pai muito muito apreensivo disse ao filho que ele não entenderia pois era muito jovem. Mas o filho insistiu até que o pai revelou sua aflição dizendo que já havia buscado em todas as escrituras e não havia encontrado respostas pras duas perguntas:

– Você pode me mostrar Deus? E o que ele está fazendo?

O menino então tranquilizou o pai e disse:

– Acalme-se meu pai e descanse! Essas perguntas são tão fáceis que até eu posso respondê-las. Confie em mim e não decepcionarei o senhor. Amanhã de manhã diga ao rei que essas perguntas são tão simples que até seu filhinho de 5 anos pode respondê-las.- Sem outra opção o ministro teve de aceitar a proposta do filho.

No dia seguinte de manhã em assembléia com todos os ministros e súditos o rei tornou a perguntar a seu amigo ministro e conselheiro:

– Então querido ministro diga-me, você pode me mostrar Deus? E o que ele está fazendo?

O Ministro então disse ao rei:

– Oh rei o que me questiona é tão simples que até meu filho de 5 anos pode responder.

O menino então pediu uma jarra de leite fresco, e estalando os dedos o rei requisitou o leite… em poucos minutos chegaram com leite quente fresco recém ordenhado das vacas reais. E o menino então perguntou ao rei:

– Meu amado rei, o senhor considera que exista manteiga ghee neste jarro de leite?

e o rei respondeu:

-Certamente!

Então o menino completou:

– Mas o senhor poderia me mostrar essa manteiga ghee?

E o rei respondeu:

-Certamente! Mas primeiro é necessário bater o leite.

– Exato!- respondeu o menino- Da mesma forma pra se ver Deus é preciso seguir um processo espiritual. Sem esse processo, é impossível ver Deus, do mesmo modo que não podemos ver a manteiga no leite. Adotando o processo do Yoga Divino Deus se manifestará para nós.

O rei encantado com aquela resposta continuou:

– Então menino muito bem! Me diga então o que Deus está fazendo?

E o menino sabiamente respondeu:

– O senhor continua me questionando como se eu fosse seu mestre Guru e você meu discípulo aprendiz- observou o menino- mas continua sentado no trono. Por etiqueta vossa alteza deveria assumir uma posição mais humilde e ceder-me o assento elevado.

Devido a eloquência do menino o rei concordou e cedeu seu assento a ele sentando-se no piso. O menino então concluiu:

– Isso é o que Deus está fazendo! Devido ao resultado de nossas ações Deus hora nos coloca em uma posição elevada hora nos coloca em uma posição inferior. Logo as vezes nascemos em uma família abastada, outras vezes em uma família humilde. Deus providencia essas mudanças de acordo com a vida que levamos.

O rei ficou tão satisfeito com a resposta do menino que as proclamou em todo reino e encheu o menino e seu pai de presentes valiosos.

dasaratha

A partir de hoje quinta-feira dia 25 de fevereiro até o dia 1 de março  de 2016 teremos uma série de palestras gratuitas em São Paulo do renomado mestre espiritual Om Visnupad Astotarasata Sri Srimad BV Vana Gosvami Maharaja, em diferentes locais da cidade. Esta é uma excelente oportunidade de acessar esse conhecimento transcendental de forma simples e direta. Acesse o link abaixo para mais informações ou ligue para (11)30315220

https://www.facebook.com/gangamata.gaudiya.matha/?fref=ts

Srimad BV Vana Gosvami Bhagavat Saptaha Penha 2016

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare!!!

Cante e seja feliz!

PLUR – Peace Love Union RESPECT!!!

Oração auspiciosa favorável

Que o Senhor Govinda, Achyuta, Ananta Cena, Vasudeva,
e o Senhor Vishnu possa conceder auspiciosidade sobre todos nós.
Que possa Nara-Nārāyana, Padmanabha e Purushottama
conceder auspiciosidade sobre nós.Que Vishvaksena, o
Senhor do universo, Hrisikesh, e o Senhor Hari possam doar toda
auspiciosidade sobre nós. Que Garuda, e o filho de
Anjana, quem é o grande devoto do Senhor Rama, Hanuman,
possam conceder auspiciosidade sobre nós. Que o grande e
único Senhor da auspiciosidade e de tudo que é auspicioso, Sri Krishna, que é como uma
nuvem transcendental carregada de eternidade, conhecimento e bem-aventurança,
aquele que é o Senhor de todos os semideuses, conceda a todos nós
prosperidade e auspiciosidade. (Sri Krsnopanishad)

Oh brāhmana, o cantar dos santos nomes é o auspicioso
processo na presente era de degradação chamada Kali Yuga. É o mais alto auspicio para
humanidade. Não há outro caminho. (Padma Purana)