Evidente que qualquer musico quando se inicia no mundo da produção busca constantemente o total domínio de todas as técnicas e quer estar por dentro de tudo que vem sendo apresentado ao mercado, que diga-se de passagem é algo até que intrigante, pois a grande maioria dos desenvolvedores hoje de “Plugins” e “VST” vem investindo de formas ultra inteligente para tornar os passos da engenharia de áudio algo mais simples e objetivo. Muitos tentam aprender pela forma mais difícil e complexa, pois sabem através dos estudos que os passos para uma grande obra vêm através de alguns pontos que devem sempre ser efetuados e respeitados.

A masterização é algo que vem tendo uma busca por conhecimento imaginável, ate creio que hoje é o tópico mais falado entre os produtores e músicos produtores que vem desenvolvendo seu próprio trabalho. Masterização nada mais é do que o ‘’Finnish’’ ou o acabamento final da musica, ou seja, tudo que esta fora do padrão comercial ou ate mesmo das regras de qualidade terá todo um trabalho para ser ajustado e viabilizando a qualidade na musica e sua composição total. Particularmente eu acredito que seja um trabalho ‘’Mestre’’ mesmo, pois você saber diagnosticar os erros e falta de alguns recursos para o engenheiro requer um ultra ouvido sensível e bastante experiente. Basta saber também que o grande resultado final não se dê só ao masterizador e sim também ao acabamento final que o próprio musico produtor irá dar a sua musica na mixagem final, assim deve sim ter uma compreensão não só de faixas frequências como também saber identificar os elementos que o produtor introduzi-o sabendo respeitar a textura, dinâmica e composição de cada um.

Tônicas, “Levels” e entrosamento de frequência como a harmonia da musica deve também ser analisado pelo engenheiro masterizador assim dando um diagnostico exato para que tudo ocorra bem e você consiga entregar um trabalho limpo, original e sonoramente agradável. A busca pelo alto volume e a textura mais marcante é uma união do “Mixer” (Produtor) e masterizador, ou seja, de uma grande harmonia. Daremos o seguinte exemplo. Imagine que o musico tenha usado tônicas altas como sol, lá ou si e estejam em oitavas altas como a 5º ou 7º da escala, o masterizador ali já sabe que a probabilidade de o áudio da musica esteja mais concentrado em agudo ou frequências altas ao invés das frequências grave assim ocorrendo aquele médio insistente que da uma sensação de qualidade mais na verdade esta sujando e aprisionando todas as demais frequências, são exemplos como esse que não só vem da teoria mas também da pratica e assim diferenciando cada engenheiro pelo seu método, estrutura e conhecimento.

synth

Digital ou Analog? Essa é a grande pergunta da atualidade. Deixar o som Vintage ou Digital? Já participei de inúmeras rodas de debate a respeito sobre e sempre tenho o mesmo pensamento, vai depender especificamente do musico produtor para resolver essas questões, mas o conhecimento de ambas as técnicas devem ser dominadas pelo engenheiro de áudio masterizador nesse requisito, alguns métodos podem soltar ou prender certas coisas especificas que o musico planejou, ou seja, o respeito ao gosto do produtor deve ser preservado sempre. A técnica mais usada hoje com certeza é a mistura de ambos os gostos, como exemplo, muitos fazem cortes frequências e estéreo na parte digital, mas gostam de pressionar e dar dinâmica em analogs, confesso que é o método que mais gosto de trabalhar, pois não tira o ‘’Feeling’’ da musica eletrônica. Devemos sempre observar também o estilo, pois o eletrônico possui uma parte muito maior de estrutura virtual ou digital e poucos elementos gravados. Já no caso de uma banda como foi tudo originado de instrumentos Analog e possui uma gravação a masterização em hardwares cai muito bem.

Foi assim que resolvi depois de muito pensar em escolher esse titulo representando uma consciência maior e expressando a sensibilidade do intuito de cada artista. Musica, arte e sentimento tem toda uma expressão pessoal e intima e o masterizador deve sempre estar atento ao verdadeiro propósito que o compositor ou musico produtor quer expressar.